Comunidade e governo

GRI SO1

GRI EC8

GRI EC9

GRI 4.12

GRI 4.16

A Odebrecht Agroindustrial acredita que para alcançar o desenvolvimento sustentável é necessário ir além da qualidade no que produz. O engajamento e o compromisso com as questões socioambientais são valores imprescindíveis na construção de uma história de sucesso. Por isso, investe em ações que visam aprofundar o relacionamento com seus diversos públicos e promover o desenvolvimento das comunidades dos municípios onde atua.

Programa Energia Social para Sustentabilidade Local

 

Energia-Social-webCriado em 2009, Programa Energia Social para Sustentabilidade Local é o carro-chefe na promoção desse desenvolvimento. A iniciativa tem como compromisso a governança participativa, reunindo Empresa, Governo local e Comunidade na elaboração de projetos e no direcionamento de investimentos voltados para cultura, educação, atividades produtivas, saúde, segurança e preservação ambiental.

Educação – Mais de 2 mil pessoas, moradoras das comunidades onde a Empresa atua, já receberam  certificados nos cursos de qualificação profissional desenvolvidos no âmbito do Programa. Desse total, aproximadamente 65% foram aproveitadas pela Odebrecht Agroindustrial. Também está em desenvolvimento a primeira Escola Sustentável do país, na construção e no modelo de educação.

conselho-comunitarioCultura – São cinco projetos de Pontos de Cultura de Sustentabilidade em execução. Os destaques desta safra ficaram por conta do Projeto Revelando Mirante, em Mirante do Paranapanema (SP). Aproximadamente 100 pessoas participaram de oficinas artísticas de teatro, dança, leitura e artesanato. Já na cidade de Costa Rica (Mato Grosso do Sul), foram lançados o livro e o CD Cantigas e Cirandas no Cerrado, a partir de uma pesquisa do historiador local, Marlei Cunha, que culminou em um material rico para o resgate da tradição em contos, causos, cantigas e brincadeiras que povoaram a infância desta região.

Atividades Produtivas – Várias iniciativas contemplam a introdução de hortas comunitárias, o fortalecimento da agricultura familiar e a produção orgânica, envolvendo pequenos produtores locais, assentados e cooperativas nos municípios de Mineiros (GO), Nova Alvorada do Sul (MS), Caçu (GO) e Cachoeira Alta (GO); e Nutrição Animal, em Teodoro Sampaio (SP).

Saúde – Destaque na safra foi a inauguração de CTI Neonatal, em Alto Taquari (MT), com a instalação de quatro leitos para atendimento a gestantes e bebês recém-nascidos. É o único equipamento com este perfil na região.

Preservação Ambiental – Na safra 2012-2013 foram elaborados Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para os municípios de Caçu, Cachoeira Alta, Nova Alvorada do Sul, Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio. Outros destaques foram investimentos em infraestrutura no Parque Nacional das Emas e o monitoramento da biodiversidade do Cerrado.