Engajamento

GRI 3.5

GRI 4.16

GRI 4.17

Comunicação e aculturamento

A Odebrecht Agroindustrial pauta o relacionamento com os seus públicos por princípios estabelecidos em seu Código de Conduta Ética, que inclui o compromisso com a veracidade das informações divulgadas e o cumprimento às leis e normas aplicáveis aos meios de publicidade.

home_somos_maisEntre as ações realizadas na safra, destaca-se o trabalho corporativo para a definição da nova marca. Além de reuniões para discutir o nome, foi montado um amplo plano de comunicação interna e externa. A campanha, que recebeu o slogan Hoje Somos Mais, envolveu a realização de anúncios simultâneos em emissoras de TV e rádio, jornais e revistas; além de cerca de 700 cartas protocoladas.

Os Integrantes foram comunicados por meio de pronunciamento feito pelo próprio Líder Empresarial. Mais do que anunciar um novo momento e mostrar a sua importância, a campanha teve o objetivo de gerar uma sensação de pertencimento e participação de todos no processo de mudança.

Para evoluir no seu diálogo com a imprensa, a Empresa realizou um intenso trabalho de aproximação com as mídias regionais, envolvendo aproximadamente 60 veículos de comunicação, municiados com notícias sobre a Empresa. Com isso, houve melhora significativa no Índice de Qualidade de Exposição na Mídia (Iqem), que passou de 8,2 na safra anterior para 9,7 em 2012-2013, em uma escala de 0 a 10.

Uma iniciativa prevista para a safra 2013-2014 é a realização de um Plano de Relacionamento com Parceiros Arrendatários de Terras, dividido em três grupos: novos Parceiros (possíveis Parceiros); Parceiros efetivos; e Parceiros que estão no vencimento do contrato. A ação, que deve atender um público de cerca 500 pessoas, contempla a realização de um boletim bimensal com informações sobre a Empresa, entre outros aspectos.

 

  • +
  • +
  • +

 

Canais com Integrantes 

Além de murais em todas as Unidades, intranet e site, são mantidos outros canais específicos para os Integrantes.

  • Rádio Minha AgroPrograma quinzenal, com dez horas cada, que inclui informação, música, notícias sobre a Empresa, além de entrevistas com os próprios Integrantes. A programação é gravada em pendrive e apresentada diariamente, de forma fracionada, durante o trajeto dos Integrantes até o canavial, nos ônibus. A iniciativa gera um retorno mensal de cerca de 200 SMS, com temas que vão desde pedidos musicais a reivindicações de melhorias no campo.
  • Revista Agro em AçãoDe periodicidade mensal, a publicação traz diversos assuntos de interesse dos Integrantes em todas as Unidades.
  • Café com a Liderança – Reuniões quinzenais, com duração de duas horas e meia cada, entre o Líder do Polo e seus Liderados para a troca de experiências, sugestões e críticas com o objetivo de melhorar a dinâmica e o ambiente de trabalho.
  • Colhendo Ideias – Canal destinado aos diferentes públicos da Empresa, para o relato de melhorias, violações ao Código de Conduta Ética e de quaisquer riscos relacionados aos negócios. Acessado via internet ou telefone, o canal é totalmente confidencial, sendo os contatos analisados por empresa terceira especializada.

Para a safra 2013-2014 está prevista a realização de uma pesquisa de engajamento para avaliar a satisfação dos Integrantes com os canais de comunicação mantidos pela Empresa. A iniciativa vai ajudar a melhorar os processos e a estabelecer as novas campanhas. Outra novidade programada para a safra é a entrada da Empresa nas mídias sociais – Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram, inclusive com monitoramento de imagem realizado por uma empresa externa especializada.

A Empresa também está desenvolvendo um Projeto de Gestão de Conhecimento – ambiente virtual que terá canais destinados ao compartilhamento das boas práticas. A iniciativa prevê, ainda, a criação de um Centro de Memória, com fotos, informações e documentos históricos da Empresa.