Compromisso com a ética e a transparência

GRI SO2

GRI SO4

GRI 4.8

O Código de Conduta Ética define padrões de relacionamentos entre a Empresa e seus Integrantes, Acionistas, Clientes, Fornecedores, Comunidades e público em geral. Difundido entre todos os Integrantes, que se comprometem a cumpri-lo, o documento estabelece a igualdade nas oportunidades de trabalho, uma vez que a Empresa fundamenta suas ações no princípio da confiança nas pessoas. O Código também explicita a posição da Odebrecht Agroindustrial quanto a temas como discriminação, assédio e abuso de poder, não sendo admitidas intimidações, constrangimentos ou ameaças, independente de quem as pratique.

Por meio do Colhendo Ideias, canal acessível pela internet ou por telefone, Parceiros, Fornecedores, Integrantes e Comunidades têm a possibilidade de enviar sugestões de melhorias, notificar violações do Código de Conduta e informar demais riscos relacionados ao negócio da Empresa. Possui caráter confidencial e todos os contatos são analisados por empresa terceirizada, fato que garante a privacidade e a imparcialidade no tratamento das comunicações recebidas. Durante a safra 2012-2013, o canal recebeu 176 relatos, que incluíam questões como solicitação de aperfeiçoamentos em saúde, segurança e meio ambiente, além de possíveis violações ao Código de Conduta Ética. Não houve comunicações relacionadas à corrupção.

Durante o período, a Empresa criou uma área interna de avaliação de fraude que, com o apoio de consultoria externa especializada, avaliou 100% das Unidades Agroindustriais e mapeou os riscos possíveis.

A Odebrecht Agroindustrial é ainda respaldada pelo Comitê de Ética, que reforça seu compromisso com a transparência e a equidade. A instância é composta pelo Líder Empresarial; Líderes das áreas de Pessoas, Sustentabilidade e Comunicação; Jurídico; e Finanças. As sugestões, reclamações e denúncias enviadas por meio do canal Colhendo Ideias e do Comitê de Ética são instrumentos de grande valia para a análise de procedimentos internos.