Certificações

De modo a garantir a contínua qualificação de sua atuação, seus sistemas de controle e seus processos, a Odebrecht Agroindustrial mantém as principais certificações do setor sucroenergético.

Better Sugarcane Initiative (Bonsucro)

BonsucroAtesta práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva e possibilita a exportação de derivados de cana-de-açúcar para países da Ásia e da União Europeia. Assegura ainda o cumprimento da legislação, o respeito aos direitos humanos e trabalhistas, a garantia da sustentabilidade na produção, a preservação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema, além da produtividade e da melhoria contínua dos processos de produção. Estão certificadas as Unidades Alcídia (SP), Conquista do Pontal (SP) e Rio Claro (GO). Para safra 2013-14, devem ser certificadas as Unidades Morro Vermelho (GO) e Alto Taquari (MT).
 

Renewable Fuel Standard 2 (RFS2)

United-States-EPA

Para a exportação de etanol aos Estados Unidos, a certificação exige uma série de documentos e dados de engenharia das Unidades produtivas para outorga da Environmental Protection Agency (EPA), agência de proteção ambiental norte-americana. Atualmente, sete Unidades Agroindustriais estão certificadas. As duas mais novas – Costa Rica (MS) e Água Emendada (GO) –, que iniciaram as operações no final de 2011, foram auditadas em janeiro de 2013 e aguardam os procedimentos finais para a expedição das certificações.

 

Low Carbon Fuel Standard (FCFT)

carb_pluginhybEstado da Califórnia, nos Estados Unidos, por meio da California Air Resources Board (Carb), apresenta uma das mais rigorosas diretrizes sobre combustíveis do mundo. Para que o etanol entre nesse Estado, é demandada comprovação de que o combustível tem origem limpa e renovável. Além disso, o combustível é mais bem qualificado quando apresenta as tecnologias de mecanização e cogeração de energia integradas na produção.  As Unidades Alcídia (SP), Alto Taquari (MT) e Conquista do Pontal (SP) passaram pela auditoria de verificação de conformidades e aguardam as emissões dos certificados pelo Carb.